domingo, 11 de maio de 2008

Dia 7 - Pombal - Fátima !

Nota: Antes de tudo quero vos alertar, que por muito ou pouco eu vá escrever sobre este dia, seria I-M-P-O-S-S-I-V-E-L descrever o que eu hoje senti, sinto e sentirei para o resto da vida !



Hora de Saída: 5H30

Local de Partida: Pombal

Local de Chegada: Fátima

Hora de Chegada: Nem me lembro... mas algo a rondar as 18h00

Distancia percorrida 42 Km


Hoje acordamos eram 4h00, havia que sair cedo, pois era a ultima etapa e a vontade de chegar estava nos valores máximos. Razão essa que não tenho fotos praticamente nenhumas do dia de hoje. Não podia, nem queria parar !

O trajecto de hoje, foi completamente diferente dos outros dias em termos paisagísticos já para não falar no nível "técnico". A foto seguinte, apesar de não ter muita qualidade, mostra um pouco do que estou a falar. Caminhos municipais, pelo meio de campos, floresta e muitas vezes pequenos atalhos por caminhos de terra. Duro e desgastante.



Já para não falar na ultima parte do percurso em que fomos brindados com a Via-Sacra, sempre a subir por uns bons quilómetros.

Aqui as Peregrinas Irene e Olivia (grand-mère chat).



Nem tempo nem disposição tive, para reunir mais uma imagens para a colecção de "Portugal no seu Melhor ! Mas neste caso era muita 'Ranha'...



E aqui nem fui ver qual era o sumo... só queria andar...


sesoqmaea

Algo que também não podia deixar em branco, foi mais um exemplo de solidariedade. A Susana veio de muito longe, para acompanhar a irmã no seu ultimo trajecto. E foi logo escolher, o trajecto mais difícil para a acompanhar... Como não podia deixar de ser...teve que parar num 'SPA' para descansar os pés. Obrigado Susana pela presença no grupo.



E agora ... (suspiro), e agora que chegamos ? Combinamos nos encontrar todos, junto da rotunda dos Pastorinhos. Sim, porque como eu comentei anteriormente, o grupo já não anda todo ao mesmo ritmo, mas saímos todos juntos, chegamos todos juntos! Custou-me muito esse tempo em que ficamos ali parados até que todos chegassem, eu queria logo ir para a Capelinha estava impaciente. Mas reunimos, e a rezar o terço, e em formação lá fomos caminhando os últimos metros que faltavam para o recinto. Admiro quem foi capaz de rezar e cantar até ao destino final, pois a emoção tomou conta de todos. Algo que eu nunca poderei escrever ou contar !



Eu quando me predispus a vir a pé a Fátima, foi com o objectivo de saber o que custa e o que se sente em vir a pé de tão longe. HOJE EU SEI ! E nunca ninguém o vai saber sem o fazer.


Na vida temos momentos que nos marcam, momentos importantes como o casamento ou o nascimentos de um filho, mas para mim esta Peregrinação ficará marcada com um dos maiores momentos que vivi em toda a Vida.

Quero agradecer sem nenhuma ordem especial, ao Paulino, Rosario, Alves Pereira, Irmã Ercilia, Zézé, Tomás, Teresa, Olivia, Irene (O meu agradecimento especial pela passagem do contacto desta excelente organização), Rosa, Jorge, Manuel Gonçalves, Cristina, Palma, Martinha, Anabela, Silvia, Fatima, Jorge Franco, Olimpia, Dimas, Maria Silva, Ana Luisa, Belmiro (o massagista), Bernardina, às nossas enfermeiras Lola e Rosa que foram incansáveis e praticamente a dormir menos 1 hora do que eu, para poderem tratar dos que mais precisavam, e ao Joaquim e à irmã Elisabete, que sem eles tudo isto não teria sido possível. O meu agradecimento também ao nosso motorista Manuel que nos acompanhou sempre de perto. Peço também desculpa se me esqueci de mencionar alguém, mas o meu objectivo é de agradecer a todo o grupo que me acompanhou em especial ao meu PAI, que foi avisado 5 dias antes que eu ia, e queria que ele fosse comigo. MUITO OBRIGADO PAI.





Um par de Tenis Nike Shox - 150,00 Euros
Dormidas e Refeições - 400,00 Euros





Chegar a pé a Fátima desde Viana do Castelo


Não tem preço !!!



12 comentários:

Anónimo disse...

É com muita alegria que hj vos estou a escrever. Tenho vos acompanhado diariamente atravez do blog mas também telefónicamente atravez da Rosário de Darque. Hoje etapa final com a vossa consagração com a chegada à meta no santuário onde a mae vos espera de braços abertos. A ti Fiuza muito obrigado por partilhares connosco a vossas caminhadas, as vossas dificuldades, as vossas alegrias... sabes por causa do blog dá-me agora vontade de ir tambem a fátima em peregrinação, não a pé, mas em ajuda, em apoio. Parabens a todos em especial para ti e tambem para a Rosário.

LUIS BARBOSA "BOCK"

Anónimo disse...

Olá Hugo, tal qual eu dizia num dos primeiros comentários:)

"Acredita que no final te vais sentir "recompensado"" !!!!

Isto é daquelas coisas que não se pode descrever, tem que se sentir.

Fico muito feliz por saber que, apesar da preparação ter sido pouca, lá conseguiram chegar. Muitos parabens.
Em especial ao teu PAI. Força Sr. Fiuza, nostre a essa juventude como se faz :)

Um abraço
Francelino

PS - Dia 17 e 18 vou lá de novo, de bike, de Viana a Fátima

Anónimo disse...

PARABÉNS!!
Por mais palavras que tente descrever o orgulho que sinto, não consigo encontrar nenhuma senão, felicitar-vos por terem tido a coragem, força e determinação de ultrapassarem todas as dificuldades em prol de um forte e único objectivo: chegar ao Santuário de Fátima!
Foi com MUITA EMOÇÃO que assiti à vossa chegada... acredito que a experiência que viveram seja VERDADEIRAMENTE ÚNICA!
Parabéns a todos!
MF

Unknown disse...

Parabens Fiuza. Foste GRANDE. Mesmo à distância conseguiste fazer com que estivesemos sempre perto a acompanhar o percurso durante todos os 284 km de viagem.
Amanhã aparece em Barcelos no Galiano para almoçares o costelatão prometido :-)
Grande Abraço

Anónimo disse...

Fiquei maravilhada quando soube que o teu Pai se dispôs a fazer a peregrinação só para estar ao teu lado.. Pelas tuas palavras dá para sentir o quanto toda a experiência te tocou.
Missão cumprida. Muitos Parabéns aos dois!
Andreia Cach.

Anónimo disse...

Parabéns pela emoção, partilha da viagem com as fotos que muita piada tiveram.

Espero que aquiloque o meu pai te disse se tenha verificado.

DIOGO CAVALEIRO RAMOS DE MATOS RODRIGUES

Anónimo disse...

Caro peregrino

Como é bom partilhar todas estas emoções!
Gostaria de o convidar a peregrinar connosco em Caminhar do Sul.
Prometo voltar com mais tempo...

Saudações peregrinas
M.João

Anónimo disse...

Olá Hugo, voltei!

Tal como prometi voltei com um pouco mais de tempo.

Parabéns por ter conseguido escrever tudo isto durante a sua maravilhosa caminhada.

São estas palavras escritas no momento certo, cheias de sentimentos de coragem, de partilha, de força, de união que nos fazem aumentar a nossa fé e devoção.

Gostava aqui de transcrever um parágrafo que tocou o meu coração:

"Só quem vem aqui é que sabe dar valor, o que é receber uma garrafinha de água ao fim de uns kms. Pessoas que com dinheiro próprio, são capazes de ir a um supermercado qualquer e comprar 4 ou 5 paletes de garrafas de agua e todas contentes oferecer na beira da estrada aos peregrinos. Quem é que já fez isto ?
Este senhor que se segue, encontrei-o duas vezes hoje. A primeira vez estava a dar rebuçados, a segunda vez uns chocolates. E sabem o que ele disse ? Já fizeram isto por mim, e eu gostei!"

Bem haja Hugo!

Flavia disse...

Ola Hugo,

Preciso de ajuda para a peregrinação a Fatima. Vi o teu blog e tomei a liberdade de lhe pedir ajuda. Estou morando em Portugal e gostaria de fazer este ano, ainda em maio. Voce poderia me dar as dicas, ou dizer como ou quem organizou o grupo? Agradeço desde já abraços.
Flávia (lanna.flavia@gmail.com)

Unknown disse...

A chegada a Fátima é o MÁXIMO!!!! aqueles últimos 5 KM!
Só de escrever ... fico comovido!!!
Agora em Setembro, vou a pé até Santiago.

Tenciono ir a Fátima com chegada a 12 de Outubro.

Vale a pena!

Abraços

Ve disse...

olá, eu não encontrei a distância do trajeto percorrido , gostaria de saber. até.

Anónimo disse...

Obrigado, depois de pombal onde viras-te? No barracão ? Eu vou fazer Santa Maria da FEIRA, FÁTIMA, mas não sei onde virar para Fátima, há informação,? Obrigada