quinta-feira, 8 de maio de 2008

Dia 4 - São João da Madeira - Agueda


Hora de Saída: 6H15
Local de Partida: São João da Madeira
Hora de Chegada: 18h30
Local de Chegada: Águeda (Paradela)
Distancia percorrida 43 Km
Meus amigos, hoje tenho que i-n-e-v-i-t-a-v-e-l-m-e-n-t-e, começar a falar pelo fim do dia de ontem, por duas razões:
1º As massagistas, não tinham mais de 60 anos como podem ver na fotografia. Foi o melhor posto de atendimento até agora. Recebíamos massagens deitadinhos numa maca. Havia de ser assim todos os dias...
E 2º, aqui sim, só cá estando é que vemos destas coisas... Estava ainda no posto da Cruz Vermelha e eis que vejo chegar um peregrino de mochila às costas e a falar espanhol.
Fiquei curioso fui logo perguntar de onde vinha e quando tinha saído. E ouço isto...
"Venho de Palma de Maiorca e saí no dia 5 de Janeiro". E eu admirado por ele vir de tão longe comecei a falar mais com ele acabo por descobrir que estava a cumprir um promessa de fazer os 5 caminhos de Santiago, vir a Fátima, Lourdes em França, Roma e .... Jerusalém. Sim, Jerusalém !
Já tinha feito os 5 caminhos de Santiago (Caminho de Francês, Caminho Aragonês, Caminho Português, Finisterra e de Madrid) . Vejam as carimbadelas dos albergues. Também tinha o diploma de peregrino de Santiago.
Agora a caminho de Fátima, já tinha nos pés mais de 1800Km.
Alguns membros do nosso grupo quiseram logo tirar uma fotografia com ele.
É impressionante, como uma vida cheio de problemas (que nem os ponho aqui) faz prometer uma coisa destas. Ah! outro pormenor....Está a fazer isto sem recursos financeiros nenhuns. Come quando lhe dão e dorme onde pode.
Que nos sirva de exemplo esta pessoa. Porque no nosso grupo depois de 100 kms, é o que se vê...
A moda dos chinelos com "Banda-Larga" está a pegar... Ainda bem que eu não vou de modas...

Hoje o dia teve uma percentagem maioritária em IC's, além de ser monótono, o perigo rondeia sempre. Já não bastava a chuva que nos brindou quase o dia todo, ainda levávamos com as rajadas de vento dos camiões a passar.


Às tantas do dia, a minha mulher liga-me e pergunta-me onde estou. Olho para a frente e vejo as placas. acham que adiantava dizer que estava perto de algum sitio daqueles ???

Tão pouco lhe podia dizer que estava nos Açores...não ia acreditar...

Para quem ficou impressionado quando eu disse que o nosso grupo era de 35 peregrinos, o que diz, quando eu contar que nos estamos constantemente a cruzar com um grupo de paredes com 450 Peregrinos ?? Mais, só de logística, tem mais 150 voluntários, entre cozinheiros, montadores de tendas, distribuidores de agua na estrada, massagistas, enfermeiras, médicos. AH! até tem o seu próprio padre e a própria ambulância...
Vejam eles na hora do almoço ...



Passei por um café, que estava praticamente vazio. Pudera com um nome daqueles...


Claro que o meu pai, quis "ficar na moda", e tinha de aderir aos chinelos de Banda-Larga. Só ainda não me habituei a ouvi-lo dizer que tem de ir mudar o penso...


Aqui está um belo exemplo de solidariedade. A filha veio ter com o pai, para fazer um troço de 13 Kms. Muito bem....

Outro belo exemplo é desta nossa colega, é a que eu tinha falado que se predispôs a vir a Fátima só alimentada a pão (branco) e agua, e mesmo assim, ainda foi buscar uma caixa de chocolates para oferecer a todos durante o trajecto. Obrigado Olimpia !

O Paulino a ver se tinha perdido algum dinheiro... :)


E finalmente, chegamos a mais um belo hotel. Vejam a vista do meu quarto.

Bem, vou tomar uma banhoca, pois até me doiem as costas de estar aqui sentado a escrever. Estou cheio de sono e de fome. Até amanhã !!!




11 comentários:

Unknown disse...

Antes de mais parabens por poderes nos dar uma ideia como é uma peregrinação a fátima, ainda mais com piada... é de louvar o teu trabalho, continua que eu e outros como eu iremos acompanhar a vossa jornada, estando aqui a rezar por vós que corra tudo bem. não te conheço mas ainda hoje falei contigo por o telemóvel da Rosário, "para saber qual era o blog". manda cumprimentos a todos em especial para a rosário.
LUIS BARBOSA

Anónimo disse...

Papai estamos morrendo de saudades!!!!!
Só sabemos falar no pic nic que vai rolar no domingo, vc quer alguma coisa especial?
O vô quer arroz de cabidela?
Beijinhos.
Beijo tb para o vovô.
Cuidado na estrada!!!!!

Anónimo disse...

A promessa está dando certo, o Benfica já tem treinador... Milagre!!!
Bj Bernardo e Carolina

Anónimo disse...

Boa Hugo, tás como o aço :)
Realmente, quando achamos que estamos na pior, basta olhar para o lado e ver que existe alguem "pior"... o que são 280 km (Viana - Fátima) ao pé desses 1800 km...
Pensa assim, "o pior já tá feito", agora cada vez falta menos para lá chegar...

Um abraço
Francelino

Anónimo disse...

Boas Hugo,

Lá porque o café era o Pagas Tu, só o facto de ser Bogani merecia que parasses e pagasses. Vejo que continuas com as tuas faculdades todas a top, pelo que agora, o que resta será como que um passeio até ao triunfo final (chegada a Fátima). Em Barcelos a família Forte está toda a torcer por vocês.
Mantem-nos informados de tudo o que vos vai acontecendo.
Abraço Rui

Anónimo disse...

E quem ainda tiver dúvidas... é passar pela EN... e vêr-vos com esses corpinhos danone a comprovar que os vianenses são do melhor!! Quem me dera poder estar aí convosco e partilhar a aventura de passo após passo chegar... a Fátima!
Huguini... sempre que te decepcionares com uma súbida mais ousada, lembra-te que com toda a certeza, vais ter uma descida logo de seguida... como era bom agora umas "pistas negras"...
Papi... a promessa pelo SLB não exigia que ficasses vermelho como um pimento, faz o favor de aplicar protector solar e um boné fica sempre bem! O Luís Filipe Vieira agradece!!
Um grande beijinho desta filha, mana e prima, que está muita orgulhosa e a torcer por vocês... FORÇA PESSOAL! Já faltou mais!!
MF

Anónimo disse...

Bravo pela tua iniciativa. Aprecio o teu esforço e desejo que as forças nunca te faltem. Que todos os vossos desejos sejam correspondidos. E já agora se puderes interceder junto da Nossa Senhora por este teu primo muito pecador....Um grande abraço para vós todos deste que muito vos estima.

Anónimo disse...

a d.dina que tire uma fotografia!!!!!!
Força a tdos....
Beijinhos grandes mama*******

Anónimo disse...

Hugo PARABENS pela iniciativa, só assim vos podemos melhor acompanhar nesta viagem, estamos todos a torcer pra q corra bem. Já agora diz ao Paulino que as paredes da Dolce Vita até "choram" pela falta dele!Ontem comi lá uma boa pá de cabrito... Um abraço muito especial para ti, para teu pai (Força com esses chinelos de banda larga), para o Paulino (nunca me enganaste...), e para o Alves Pereira (ai as bolhas...). Espero que as bolsinhas de pôr ao pescoço tenham dado jeito. Luis Torres Lima

Tiago disse...

Caros amigos/as por vezes devido ao nosso trabalho, ou por problemas de saúde acabamos por deixar de parte o nosso lado espiritual. Esquecemo-nos de agradecer tudo aquilo que de bom temos.

É nesta condição que ofereço assim os meus serviços. Se não tem tempo, se não tem saúde, se vive no estrangeiro ou se por qualquer motivo não pode pagar a sua promessa, eu posso ajudá-lo/a.
Faço peregrinações a Fátima ou a qualquer outro santuário e acendo o número de velas que pretenda em seu nome ou em nome da pessoa que me indique.
Tenho grande fé em Deus e agradeço a Ele por tudo aquilo que tenho de bom na vida. E como tal espero desta forma poder ajuda-lo/a a si.
Durante as peregrinações obterei provas da minha honestidade para consigo e documentarei as viagens com fotografias que depois terei todo o gosto em lhe oferecer.
Este serviço terá um custo e será esse custo o sacrifício que irá pagar com o esforço do seu trabalho.
Não deixe de pagar a sua promessa, contacte-me.
Bem haja

tiagoadcosta@hotmail.com
916010284

Jorge Cardoso(CVP-MEALHADA) disse...

Bela reportagem Hugo muitos parabens po este blog!Pela minha parte e pela Cruz Vermelha Portuguesa o nosso muito obrigado pelas tuas palavras!Somos todos voluntarios e todos os anos estamos para vos servir nessa vossa grande e dificil caminhada a fatima!Sou voluntaro socorrista na Delegação da Mealhada da CVP onde estava o "control anti-doping"!Estamos todos os anos do dia 7 a 10 nde Maio sempre no mesmo local so para vos tratar da melhor maneira possivel!O MEU MUITO OBRIGADO JORGE CARDOSO E CVP-MEALHADA!