sexta-feira, 9 de maio de 2008

Dia 5 - Agueda - Coimbra






Hora de Saída: 6H15
Local de Partida: Águeda
Hora de Chegada: 18h40
Local de Chegada: Coimbra

Distancia percorrida 45 Km

Isto hoje foi duro. Os dias passam e as dores e o cansaço vai-se acumulando. Já se encontra muita gente em verdadeiro sofrimento. As descidas, ao contrário do que muita gente pensa, rebentam-nos todos. Venham as subidas... para baixo, SÓ parece que custa menos...
E os últimos 5 kms, custaram muito... primeiro porque vemos a placa a dizer COIMBRA e parece que já chegamos...só que até ao centro, quero dizer, até ao Hotel, eram mais 5 kms. E a juntar a isso, o meu pai começou a andar a um ritmo de "pisar ovos". Acompanhá-lo é que me custou...

Mas vamos ao dia de hoje. Logo cedo, como sempre, pusemos o pé na estrada, no verdadeiro sentido da ascenção da palavra. A irmã Ercilia, não teve problemas nos pés, mas o mesmo não se pode dizer dos ténis dela...





...é o improviso no seu melhor... palavras para quê ?






A peregrina Rosário ! Obrigado pelas longas conversas.


E o peregrino Sérgio ! Com o seu pedómetro lá nos indica quanto andamos !




Agora que já passamos de meio do percurso, o número de peregrinos na estrada aumenta consideravelmente, e com eles os voluntários, que ajudam e oferecem de tudo um pouco.


Só quem vem aqui é que sabe dar valor, o que é receber uma garrafinha de água ao fim de uns kms. Pessoas que com dinheiro próprio, são capazes de ir a um supermercado qualquer e comprar 4 ou 5 paletes de garrafas de agua e todas contentes oferecer na beira da estrada aos peregrinos. Quem é que já fez isto ?
Este senhor que se segue, encontrei-o duas vezes hoje. A primeira vez estava a dar rebuçados, a segunda vez uns chocolates. E sabem o que ele disse ? Já fizeram isto por mim, e eu gostei !


Outro exemplo, a oferecer agua. O nosso obrigado !




Volta e meio, lá temos de parar num posto da Cruz Vermelha. Alguém, já precisa de assistência.
Neste tinha, agua, café e até uns Dan-Cakes... Claro, enquanto uns estavam lá dentro na assistência... outros 'gulosos' ficaram do lado de fora...


Curativos e massagens...

...a Anabela...só massagens...! ( Brincadeira...hoje bem precisou...)


E este posto era 'avançado'. Até estava a fazer Controle Anti-Dopping a Peregrinos...
(Brincadeira....minha, claro !)



Ainda se lembram de eu ter falado no grupo de Paredes ? Hoje passamos de novo por eles, olhem a ambulância. Não estava a mentir. Isto é que é apoio...



...para não falar no carro-depósito para levar agua !


Hora de almoço, eu disse que isto já parece um misto de Peregrinação e Volta Gastronómica a Fátima não disse ?

Foto: Almoço tradicional de Peregrinos


Foto: O nosso Almoço tradicional. Hoje foi uma coisinha light. Leitão na Mealhada com sobremesas de doces conventuais ...



De volta ao caminho, e encontro uma coisa que já andava há muito a desconfiar por não haver...vendedores ambulantes com chinelos e meias...já começam a aparecer...




Agora um ponto negativo destes peregrinos. É impressionante a quantidade de garrafas pet que se encontram deitadas no chão. E posso-vos dizer que às vezes faço 10 km com uma garrafa vazia na mão à espera de encontrar um contentor. Com 10 garrafas destas, recicladas, dão para produzir fibra suficiente para fazer um t-shirt. Agora imaginem os milhares de t-shirts que era possível fazer...



Bem, já são 23:35 e amanhã o despertador toca às 5h00, como sempre. Mas o meu compromisso de deixar aqui alguma coisa para vocês lerem ainda me faz aguentar o sono e o cansaço mais uns minutos, e assim me despeço com um conselho para os que vierem a seguir.

Não usem meias como esta da fotografia. O cano da meia tem de ser mais alto. Hoje parei no mínimo uma meia dúzia de vezes para tirar pequenas areias que saltam para dentro do cano da meia. Ah ! Isso é outra coisa que faço logo, não ando 10 metros com alguma coisa no pé, seja areia, seja a meia fora do lugar. Paro logo !

Gostava que as pessoas deste grupo dessem o seu contributo para este blog, passando um pouca da experiência delas, mas reconheço que não é fácil. Mal chegamos ao hotel, só querem é tomar banho e dormir. Mas desta vez , consegui que o Paulino escrevesse alguma coisa.


Para começar tenho a dizer que o amigo Hugo Fiuza é um camarada.
Deste grupo não à nada a dizer, é tudo boa gente, desde o motorista " S. Manuel " ao organizador " Quim ". Depois temos as nossas enfermeiras de serviço a " LOLA e a ROSA.
Amanhã começa a ser mais serio mas vamos lá chegar se DEUS quiser. Amigos deviam vir a Fátima para verem como isto é. Posso dizer que isto é uma lição para a vida, pela vontade de vencer e a garra de chegar. Quero agradecer a todos do grupo pela vontade e alegria que trazem para chegarmos aos pés de nossa SENHORA DE FÁTIMA.
Também quero agradecer aos que me telefonam e mandam mensagens para me apoiarem nesta caminhada principalmente aos meus filhos e à minha princesa "MÉRY " Gosto muito de vocês.
E ao Fiúza que o conhecia mas nunca pensei que ele fosse um gajo porreiro, obrigado. ficaste como amigo.

E agora a já tradicional secção "Portugal no seu melhor"

Mas quem arrota afinal ?


....aus ???



Abraço a todos !


7 comentários:

Ruca disse...

Grande Hugo, assim é que é, apesar do sacrifício ainda consegues manter o bom humor, hoje li o teu diário de ontem e de hoje e digo-te que me fartei de rir.
Lembra-te que agora Fátima é já ali, é so um saltinho e já está. Admiro-vos pela coragem que demonstram em fazer todo este percurso a pé.

Um Abraço

Ruca

Unknown disse...

Força!
Já falta pouco.
Atenção aos hidratos de carbono. Parece que estou a ser chato mas acontece várias vezes a maratonistas e triatletas quando estão a chegar ao final das provas, com a ansiedade de terminar, descuram o aporte energético o que os leva a bloquear e terminar em grandes dificuldades.
Boa sorte para o próximo dia.
Abraço.
Pedro Queirós.

Anónimo disse...

Força papai agora falta pouquinho, amanha nos encontramos. Te amamos!!!!
Estamos torcendo por voces.
Beijinho grande para o vovô.
Bernardo e Carolina

Anónimo disse...

força amigos, isso está quase.
Pensem que o pior já está feito, e o santuário é "já ali" :)

um abraço
Francelino

patricia disse...

FORÇA pessoal.
Pensem positivo mais de metade do caminho ja ta feito o que significa que ja faltou mais...
Beijos para todos em especial pro meu sogro Palma ( onde estava o açúcar pra quebra de tenção..) e para a Cristininha tamos todos a torcer por vós.

P.S : beijinho especial pro avô do neto que ta cheio de saudades...

Patricia, Pedro e Guilherme

Unknown disse...

Inginheeeiro,
Só soube da odisseia em cima do acontecimento, mas cá te seguimos aqui de Sampa!! Este blog já nos rendeu bons momentos. Parece que vos estou a ver aí no meio dessa maratona, a pôr toda a gente a rir!! Manda um beijo ao teu pai e outro pra ti.

Andreia Cachina

Anónimo disse...

Huginho e Zequinha,

Já saiu daqui uma caravana para vos ver passar, ninguém acreditava que iam de Viana à Mealhada a pé para comer um Leitão!
Continuação de uma bom caminhada...

PS: Estão dois carros à venda em Viana, contactos Tia Teresa e Adriana, se souberem de alguem pelo caminho interessado, já sabem...

Um abraço,
Rui, Regina e Gonçalo